Jesus

APOIO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA, MILHO, SORGO E TODOS OS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

Obrigado Senhor por guiar minha vida na direção dos caminhos que preparaste para mim.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Chicago: soja esboça recuperação e opera com leves ganhos


No início desta sexta-feira (15), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago operam do lado positivo da tabela. As cotações da oleaginosa esboçam uma recuperação, após encerrar a sessão anterior com perdas entre 5,00 e 6,25 pontos. Por volta das 16h05 (horário de Brasília) os principais vencimentos trabalhavam com mais de 3 pontos de alta.

Segundo o analista de mercado da Novo Rumo Corretora, Mário Mariano, o mercado registra um movimento técnico e por isso, as cotações futuras ensaiam uma recuperação. O analista ainda sinaliza que a realização de lucros se faz necessária nesta sexta-feira, uma vez que não haverá pregão em Chicago na próxima segunda-feira em função do feriado do Dia do Presidente, comemorado na terceira semana do mês de fevereiro. 

O analista ainda explica que essa correção técnica não cria uma tendência. “E temos que considerar que os fatores negativos estão presentes no mercado. Ao longo dos últimos dias mais de 600 mil contratos em todas as commodities agrícolas foram liquidados”, afirma. 

Um dos fatores que exercem influência no mercado são as previsões climáticas para a Argentina que indicam chuvas ou umidade maior nos próximos dias e exercem pressão negativa nos preços futuros, conforme relata Mariano. A expectativa é que com o retorno das precipitações as lavouras do país apresentem uma melhora. Da mesma forma que, as chuvas também trouxeram alívio para as plantações no Sul do Brasil. 

Além disso, as exportações semanais dos Estados Unidos reportadas pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgadas ontem (14), contribuem para pressionar negativamente os preços em Chicago. Segundo analistas, os números vieram abaixo da expectativa do mercado. De acordo com o órgão, as exportações totalizaram 109.200 mil toneladas na semana que terminou no dia 07 de fevereiro. Na semana anterior, o volume havia sido de 896.2 mil toneladas.  Entretanto, é preciso salientar que os chineses estão fora do mercado essa semana devido ao feriado de Ano Novo no país. 

Por outro lado, também há o cenário macroeconômico que não tem apresentado noticias favoráveis para o mercado de commodities agrícolas. De acordo com Mariano, ontem, foram divulgadas informações de que alguns países da Zona do Euro não estariam conseguindo aumentar o PIB.

“E por essa questão os fundos estariam entendendo que não haveria interesse de demanda por países que não conseguem crescer economicamente. E os fundos estão saindo do mercado de agrícolas, então aparentemente a percepção é que não estão mais olhando a evolução de risco nesse mercado e, portanto, é melhor tirar o time de campo, e não haverá muita alavancagem”, acredita o analista. 

Fonte: Notícias Agrícolas // Fernanda Custódio

Faltam 6 semanas para começar o plantio de milho nos EUA‏



Estamos a cerca de seis semanas do início da temporada de plantio de milho na nossa área (Illinois). No ano passado, começou em meados de março, mas em geral, que não funcionou bem. Embora as condições atmosféricas e do solo foram boas, tivemos geada em meados de abril, que fez algum dano.

Há ainda preocupações sobre as condições de seca, especialmente a oeste de nós. No início desta semana, eu escrevi sobre um comunicado de imprensa de Missouri, nosso estado vizinho a oeste, sobre as condições de seca.

Universidade de Missouri, diz que vai levar dois anos para recuperar da seca.

Miles Randall, da Universidade de Missouri, criou uma celeuma com um comunicado de imprensa e disse que vai levar dois anos para se recuperar da seca de 2012. "Eu sigo o que ele está dizendo a um certo ponto. Não tenho certeza exatamente do ponto que ele está tentando mostrar", disse David. Eu vou admitir que o monitor Seca EUA de modo geral, as condições estão mais secas no Missouri que em Illinois, de modo que pode apoiar o Dr. Miles nesta premissa. É natural ficar preocupado com condições de crescimento áridas, mas Darrel Boa apontou na semana passada que os registros parecem indicar que um ano extremamente seco raramente segue a outra. Em Illinois, as nossas condições de umidade do solo estão melhorando a ponto de que a produção agrícola em 2013 vai depender mais de chuvas recebidas durante o período de crescimento do que na umidade do subsolo no presente. Também tenha em mente que cada chuva, não importa o quão pequeno tende a infiltrar-se no solo nesta época do ano. Temos praticamente evapotranspiração não ocorrendo até por volta de 01 de abril.

Jim Angel-Illinois climatologista do Estado publicado sobre as perspectivas para o próximo ano de crescimento. Angel também apontou que chuvas de janeiro é acima da média, apesar da falta de neve.        
  
"Meu pai sempre disse que leva dois anos para secar depois de um ano húmido. Minhas próprias observações não científicas levaram-me a acreditar que há alguma verdade nessa afirmação. Ele também pode estar com a razão, então, que poderia levar dois anos para se recuperar totalmente de uma seca".      

"Eu tendo a concordar que isso pode levar dois anos para obter a umidade normal a fluir no solo. Só porque a umidade do subsolo não está ligado para as águas subterrâneas não significa que não podemos ter uma boa colheita. Neste ponto, a seca está a afetar os fluxos dos rios e poços mais do potencial produtivo da cultura em Illinois. Sim, nós poderíamos usar mais água, mas acho que também temos o potencial para ter um ano agrícola muito bom". 
Por: David B. Hare-Illinois (EUA)

PRODUÇÃO DE SOJA 2012/13

 O plantio da safra 2012/13 de soja, em Mato Grosso estava previsto em 7,89 milhões hectares, mais devido a falta de chuvas no inicio do plantio da soja esta área certamente foi reduzida em aproximadamente 7%.

O Mato Grosso não deve produzir os 24 milhões de toneladas, primeiro motivo é que área inicial não foi toda plantada e o segundo motivo é que no inicio da colheita as chuvas atrapalharam (apodreceu soja na lavoura).

Em alguns lugares a soja está podre e os produtores já estão plantando milho em cima da soja que as chuvas não deixaram colher e acabaram apodrecendo.