Jesus

APOIO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA, MILHO, SORGO E TODOS OS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

Obrigado Senhor por guiar minha vida na direção dos caminhos que preparaste para mim.



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Commodities respondem por quase metade das exportações brasileiras

Desde 2006 que o Brasil vê as exportações de cinco commodities crescerem ano a ano. Os embarques de minério de ferro, petróleo (bruto), soja (complexo), açúcar (bruto e refinado) e complexo de carnes corresponderam a 46,8% das vendas brasileiras ao exterior de janeiro a agosto deste ano.

O aumento nas exportações brasileiras de commodities é puxado pela demanda dos países asiáticos, especialmente pela China. Segundo a Fundação de Estudos de Comércio Exterior (Funcex), o destaque nos embarques fica por conta do minério de ferro que hoje responde por cerca de 16% das vendas e viu seus preços subirem 54% em relação a 2010.

De acordo com Fernando Ribeiro, economista-chefe da Funcex "A concentração da pauta nessas commodities é uma tendência do período. A demanda global por esses produtos aumentou muito, especialmente com a ascensão da China", afirma. Já para o consultor da Barral M Jorge Associados, Welber Barral, o fator de destaque para as exportações é a elevação nos preços. Somente o setor da agricultura e pecuária, a qual a soja faz parte, tiveram aumento de 37,4% em suas cotações.

Segundo Ribeiro, a pequena quantidade de commodities que respondem por quase metade das exportações brasileiras e os poucos mercados compradores, como a chinês, é um fator preocupante, pois deixa o Brasil vulnerável a oscilações de preços e mudanças econômicas, o que pode causar estragos na balança comercial brasileira.

Fonte: Notícias Agrícolas // Ana Paula Pereira

Soja toma fôlego nas decisões da Europa e tem alta de dois dígitos

Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago estenderam a alta registrada durante o pregão noturno para a sessão regular desta quinta-feira. A oleaginosa devolve uma pequena parte dos ganhos, porém, ainda opera com avanços de dois dígitos. Por volta das 13h32 (horário de Brasília), as cotações já tinham subiam mais de 16 pontos.

O impulso para o mercado de commoddities vem das notícias positivas que chega da Europa depois da aprovação de um pacote de medidas de contenção da crise da dívida da Zona do Euro anunciado na madrugada desta quinta-feira.

Analistas afirmam que a expectativa é bastante positiva e otimista, apostando em resoluções duradoras e eficazes.

No entanto, há ainda os especialistas que afirmam que os preços só nao sobem mais porque o mercado já esperava por algo similar ao anunciado esta noite e que não se trata de novidades significativas o suficiente para provocar altas ainda maiores nos preços, uma vez que, principalmente os grãos, contam com fundamentos bastante positivos.

Por outro lado, o mercado sente a influência negativa, porém pouco expressiva na sessão de hoje, das exportações semanais dos Estados Unidos abaixo das expectativas e também de fatores sazonais como a evolução da colheita nos EUA e também da evolução da safra na América do Sul.

Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes