Jesus

APOIO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA, MILHO, SORGO E TODOS OS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

Obrigado Senhor por guiar minha vida na direção dos caminhos que preparaste para mim.



sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Em Chicago, soja e trigo recuam; milho registra mais um dia de alta

A soja opera com leves baixas na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira. Em um pregão típico de sexta-feira, com pouca movimentação, os preços iniciaram a sessão regular de hoje com baixas de pouco mais de 2 pontos.

Segundo analistas, a oleaginosa tenta realizar parte dos lucros acumulados ontem, quando fechou o dia com avanços de dois dígitos. Além disso, o mercado ainda se depara com o dólar em alta, fator que ajuda a pressionar as cotações em Chicago.

Já o milho, por outro lado, abriu o pregão em alta, ampliando os ganhos do pregão noturno desta sexta-feira. O mercado segue encontrando suporte nas adversidades climáticas da América do Sul e também na boa demanda pelo cereal norte-americano.

Hoje, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou a venda de 170,2 mil toneladas de milho para o México, com entrega prevista para a safra 2011/12.


Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes

Confira o comentário semanal do analista de mercado Liones Severo

Soja - Comentário Semanal

Aparentemente minha entrevista no Canal Rural do dia 25 deste mês, causou grande
surpresa no mercado de soja.

Faz-se necessário alguns outros comentários que corroboram a situação de oferta e demanda, ser considerada para a safra/ano de soja para 2011/12.

No ano passado a produção mundial alcançou o recorde de 265 milhões de tons, das quais cerca de 92,5 milhões de toneladas foram negociados para exportação dos muitos países consumidores. Basicamente este volume de exportação correspondeu exportação das mais importantes origens de suprimento, assim composta:

Estados Unidos 40,5 milhões de tons
Brasil 34,0 milhões de tons
Argentina 12,0 milhões de tons
Outros 6,0 milhões de tons
Total 92,5 milhões de tons

A considerar que somente a China importou cerca de 52,3 milhões de tons, cujas importações para o ano de 2012 está estimado entre 56,5 (USDA) e outras fontes de até 60 milhões de toneladas de soja. Portanto, um aumento considerável e em relação ao ano anterior.

Com perdas já conhecidas da safra de Soja Sul Americana, podemos listar as
seguintes quantidades

Perdas na produção Americana 7,0 milhões de tons
Perdas na produção Brasileira 7,0 milhões de tons
Perdas na produção Paraguaia 2,5 milhões de tons
Perdas na produção Argentina 3,0 milhões de tons
Total perdas para 2011/12 19,5 milhões de tons

Portanto a oferta de soja mundial para 2012, deverá ficar em 245,5 milhões de tons, comparativamente ao ano anterior de 265 milhões de tons. O ultimo relatório do USDA trouxe um estoque de passagem nos Estados Unidos (31 de agosto) na ordem de 275 milhões de bushels, equivalente a cerca de 7 milhões de tons, que certamente será drasticamente reduzido a medida que as exportações aconteçam para compensar os prejuízos das safra de soja para o ano de 2012.

No atual cenário as exportações mundiais de soja deverá ser ajustada na seguinte composição:

Estados Unidos atual 40.0 milhões de tons para 39.0 milhões de tons (*)
Brasil atual 34.0 milhões de tons para 28.0 milhões de tons
Argentina atual 12.0 milhões de tons para 12.0 milhões de tons
Outros atual 6.5 milhões de tons para 5.0 milhões de tons
De 92,5 milhões de tons para 84.0 milhões de tons

(*) O USDA estima as exportações em 34.0 milhões de tons, mas incluímos
5.0 milhões de tons do atual estoque americano de 7.0 milhões de tons.

Portanto, se acrescentarmos que a China poderá aumentar a importação em 5.0 milhões de tons, haverá um déficit de oferta na ordem de 13.5 milhões de tons para ano de 2012.

Historicamente, déficit de produção ou mesmo estoques apertados sempre resultaram em preços consistentemente elevados e não vemos razões para que não se verifiquem no decorrer deste ano de 2012.

Notar que fui generoso com as perdas argentinas até momento, desde que bolsa de Buenos Aires estima perdas superior a 6.0 mlnt. Lavouras argentinas e gaúchas ainda estão sob risco por mais 3 ou 4 semanas.

Atenciosamente,
Liones Severo
Grãos & Soja - GS Corretora de Mercadorias Ltda.


Fonte: Liones Severo - Analista de mercado