O
Brasil deve enviar um recorde de 39 milhões de toneladas de soja para o
exterior na temporada 2012-13, as exportações de soja em fevereiro somaram 960
mil toneladas, uma queda de 1,57 milhões de tonelada em relação ao mesmo período
do ano anterior, de acordo com a USDA.
O
problema é complexo, grande parte da soja deveria ser embarcada esse ano foi
adiada, a infra-estrutura logística do Brasil está tendo problemas para
acomodar as duas culturas
(soja
e milho).
"As
exportações de milho mais que dobraram em relação ao ano passado", diz
Luis Neves, diretor de logística para CHS em São Paulo, Brasil. CHS é uma cooperativa com sede em Minneapolis
- agricultura familiar, com operações no Brasil. A Produção total de soja este ano no Brasil
é estimada em 82 milhões de toneladas, é maior em comparação com a produção do
ano passado de 67 milhões de toneladas.
"Não
é um aumento muito grande na produção, mas a infra-estrutura que tem sido
sempre abaixo das necessidades atuais, diz Neves. "O que era ruim agora é
insustentável em termos de capacidade de fluxo."
O
tamanho das exportações deste ano de milho do Brasil também estão contribuindo
para atrasar as exportações de soja. Exportações de milho que normalmente são
concluídas em dezembro, ainda estão se movendo para fora dos portos brasileiros.
Somando-se
o problema, o Brasil recentemente aprovou uma lei reduzindo o número de horas
trabalhadas de motoristas de caminhões (em um determinado dia). Motoristas são obrigados a descansar
por pelo menos 11 horas por dia e fazer pausas após cada turno de condução de
quatro horas. O cronograma de
caminhões reduzido, juntamente com uma infra-estrutura ferroviária insuficiente
e sistema viário também tem impedindo o fluxo de produtos agrícolas das regiões
do interior de cultivo para os portos, que podem ser localizadas a mais de
1.200 quilômetros de distância.
Neves
não espera que a situação melhore no curto prazo. "Certamente nos próximos
três a quatro meses, a pressão vai ser intensa porque há uma produção de soja
enorme que tem de ser exportada e a capacidade de fluxo logístico é
limitado", diz ele. "O
mercado está em tal inversa grande que todo mundo quer ser o primeiro a
carregar o produto em Paranaguá o porto marítimo com a segunda maior importância
para os produtos agrícolas, a espera é de cerca de 55 dias para obter um navio
carregado e em movimento. No
porto de Santos a espera está mais perto de 35 dias, diz Neves.
"A
logísticas do interior é ruim ", diz ele. "Não há rio Mississipi que
atravessa a área de produção, e as ferrovias no Brasil são menos eficientes do
que nos Estados Unidos". Ele
estima que custa US $ 150 por tonelada para mover o milho ou a soja de Sorriso,
no Mato Grosso para os portos.
Para
os produtores de milho em quanto os preços
são de US $ 7,00 por bushel custa US $ 150 para transporta o milho para o porto. Ainda assim, diz ele, não faz diferença
para o cultivo do milho, porque é uma segunda safra plantada.
FECHAMENTO EM 22/03/2013
Dólar R$ 2,0095(0,0000)
FECHAMENTO EM 22/03/2013
Dólar R$ 2,0095(0,0000)
FECHAMENTO BOLSA DE CHICAGO PARA SOJA:
Mês Pontos Bushel
MAY13 (-8,2) 14,40
JUL13 (-7,4) 14,18
AUG13(-8,2) 13,73
FECHAMENTO BOLSA DE CHICAGO PARA MILHO:
Mês Pontos Bushel
MAY13 (-7,0) 7,26
JUL13 (-8,6) 7,08
SET13 (-1,6)5,96
FECHAMENTO DOS PREÇOS DE SOJA EM:
Rondonópolis: R$ 48,00
Rondonópolis: R$ 48,00
Sorriso: R$ R$ 43,50
FECHAMENTO DOS PREÇOS DE MILHO EM:
FECHAMENTO DOS PREÇOS DE MILHO EM:
Rondonópolis: R$ 13,20
Sorriso: R$ 10,80