Já existem previsões de chuvas previstas para 18/09 em algumas cidades do Mato Grosso.
Hoje temos na cidade de Rondonópolis-MT temperaturas de 40 ºC e umidade do ar de 12%.
Existem grandes incêndios florestais acontecendo em todo o Brasil, e como eu nunca tinha visto em nossa cidade.
Já existe o receio de uma janela menor para o plantio de milho de segunda safra no Mato Grosso, quanto mais se demora plantar a soja, menor é a janela ideal para plantio de milho.
Alguns fazendeiros estão reduzindo a aplicação de adubos na safra de soja com a intensão de reduzir custos dos insumos, então precisamos que seja tudo muito perfeito para não prejudicar a produtividade final e total das lavouras de soja, será mais um ano desafiador. Também existe a redução nas aplicações de químicos para controle de doenças, pragas ou estão trocando por marcas mais baratas e que talvez não tenham a mesma eficácia dos produtos de primeira linha. Vai ser uma caminhada muito próxima entre a linha do abismo e estar seguro no alto.
O clima será muito importante, pois sabemos que as doenças como a "anomalia" se propaga muito rápido em anos de excesso de chuvas, principalmente no Norte do Mato Grosso. No ciclo passado tivemos uma enorme infestação de percevejos, até mesmo incontrolável, e eles vão estar novamente atacando! Muitas lavouras este ano foram perdidas este ano devido ao inseto percevejo, o grão de soja estava bonito, mas por dentro picado e isto é imperdoável para as empresas que fazem a classificação!
Jesus abençoe!