Jesus

APOIO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA, MILHO, SORGO E TODOS OS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

Obrigado Senhor por guiar minha vida na direção dos caminhos que preparaste para mim.



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Soja: À espera do USDA, mercado fecha com forte alta na CBOT

À espera dos novos números que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga nesta sexta-feira, 10 de agosto, os preços da soja dispararam no mercado internacional. O contrato agosto fechou esta quinta-feira (9) altas de mais de 60 pontos e as demais posições com mais de 40 na Bolsa de Chicago. Os futuros do milho e do trigo também terminaram o dia em território positivo, entretanto, os ganhos não foram tão intensos como os da oleginosa.

"O mercado está muito mais preocupado comum relatório altista do que com que com um baixista", disse o Pedro Dejneka, da PHDerivativos. O analista explica que o mercado aproveitou as recentes baixas para comprar antes da divulgação do reporte desta sexta. Caso se confirme altista, esse boletim poderia trazer "prejuízos" a quem espera números que possam pressionar negativamente o mercado para aproveitar preços menores.

Por conta da severa quebra de safra que os Estados Unidos irão registrar nesta safra, os traders aguardam esses dados oficiais com bastante ansiedade e a busca, a cada pregão, é por um melhor posicionamento antes da divulgação. Segundo analistas, os participantes do mercado ainda não têm a dimensão exata do estrago causado na produção norte-americana e que por isso as altas ainda não foram registradas este ano.

Como explicou Dejneka, o mercado necessita de uma nova faísca para voltar a subir com intensidade e firmeza. Caso esse fôlego não venha do USDA, como diz o analista, há quem afirme que possa vir da demanda nas próximas semanas, que novamente vem se mostrando aquecida. Só nesta quinta-feira, o departamento anunciou a venda de 165 mil toneladas de soja dos EUA para a China. Na segunda-feira (6), o anúncio foi de 106 mil toneladas. Confirmando este cenário, o analista de mercado Glauco Monte, da FCStone, explicou que nos portos americanos os prêmios elevados dão indicação de que os traders ainda não se "assustaram" com os atuais patamares de preços e continuam avançando nas compras.

Além disso, o mercado ainda parece estar antecipando o relatório do USDA estimando expressivos ajustes tanto na produção quanto na produtividade da soja e também do milho. As expectativas de agências internacionais é de que de a colheita de soja seja de 75,8 milhões de toneladas. Sobre a produtividade, o recuo deve ser de 45,92 sacas (40,5 bushels) para 42,17 sacas por hectare (37,2 bushels por acre).


Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes