O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga nesta terça-feira, 10, seu novo relatório de oferta e demanda e essa expectativa tirou a direção do mercado internacional de grãos
A soja fechou o pregão noturno desta segunda-feira em terreno misto por conta, justamente, desta falta de direcionamento. Depois de uma sessão volátil, os vencimentos mais próximos encerraram o dia com perdas de pouco mais de 3 pontos e o novembro/12 com um ligeiro ganho de 0,50 ponto.
As baixas registradas hoje refletem um movimento de realização de lucros com os agentes de mercado tentando se posicionar melhor antes dos novos números que o USDA divulga amanhã e diante da falta de novidades fundamentais.
O cenário mundial, principalmente no caso da soja, é de oferta bastante restrita e demanda aquecida. A expectativa dos analistas é de que o departamento norte-americano reduza suas estimativas para as safras do Brasil e da Argentina, bem como as projeções para os estoques finais da safra 11/12 nos EUA.
No mercado do milho, o sentimento de incertezas também pressionou as cotações. Porém, as perdas foram mais acentuadas do que as registradas pela soja. Em alguns vencimentos, o recuo chegou a ser de dois dígitos no fechamento desta segunda-feira.
A expectativa dos traders para o cereal é de que o USDA traga projeções de uma área de plantio maior para a safra 2012/13 nos Estados Unidos e essa expectativa atuou como forte pressão negativa para o mercado.
Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes