Jesus

APOIO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA, MILHO, SORGO E TODOS OS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

Obrigado Senhor por guiar minha vida na direção dos caminhos que preparaste para mim.



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Confira o comentário de Liones Severo sobre o mercado

O desempenho dos preços agrícolas no mercado de Chicago, seguiram o desempenho histórico para o início do mês de novembro, com a retomada de tentativas de firmeza para todos os preços das commodities agrícolas.

A crise na Zona do EURO deixou muitas marcas em todos os mercados globais, com a desimbolização de investidores de todos os ativos reais, agrícolas e financeiros.

Também os consumidores finais reduziram dràsticamente suas atividades esperando por notícias mais consistentes sobre as soluções das dívidas soberanas dos países da Zona do Euro. É perfeitamente natural que os compradores trans-nacionais realizem uma diminuição de suas atividades por um tempo, o que certamente oferece uma ´calmaria` nas negociações
de mercadorias, principalmente agrícolas ou as commodities de maior expressão na atividade global.

Basicamente as soft commodities, cujo nome se apropria pela exigência suprema para a sobrevivência humana, são classificadas por importância da atividade decisiva de suas aplicações : 1) Petróleo - caracteriza seu desempenho pelas medidas de tempo e espaço. 2) Soja - caracteriza seu desempenho pela alimentação. 3) Algodão - caracteriza seu desempenho pelo vestuário.

Portanto, são as commodities agrícolas básicas do consumo e até mais importantes que as hard commodities, basicamente metais cuja atuação está mais caracterizada pelos desempenhos das economias ou mesmo movimentos financeiros globais.

A soja é a proteína de maior escala na produção de alimentos, também é decisiva para a produção de óleos comestíveis e ainda, para a produção de energia limpa (biodiesel). A Soja além de sua aplicabilidade é também o ativo financeiro agrícola de maior expressão para investidores em contratos de futuros em bolsas de mercadorias, que as representa.

Portanto, a importância do mercado de soja e como deriva sua formação de preço exige um complexo conhecimento de sua aplicabilidade e importância em todos os cenários mundiais. A capacidade de produção e/ou suprimento mundial precisa ser medida em todos os momentos com acompanhamento das safras americana, brasileira e argentina, países que dominam o cenário mundial para o abastecimento de soja e derivados, a nível mundial.

Liones Severo

Fonte: Liones Severo - Analista de mercado

Com traders evitando assumir posições, grãos recuam

Pregão típico de sexta-feira para o complexo de grãos na Bolsa de Chicago. A soja encerrou a sessão noturna de hoje próxima da estabilidade, no terreno misto sinalizando um mercado calmo e sem direcionamento, movimento bastante comum no final da semana.

Já na abertura da sessão regular, os preços passaram para o lado negativo da tabela, operando com uma perceptível, porém, leve volatilidade. Às 13h02, o vencimento novembro era cotado a US$ 12,15, perdendo 4,25 pontos, e o contrato janeiroo valia US$ 12,23, com baixa de 3,75.

O mercado se depara com a ausência de novidades entre os fundamentos e também com as expectativas que já começam a chegar sobre o relatório de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga no próximo dia 9.

Com isso, os traders optam por não tomar posições às vésperas do final de semana e pouco antes da divulgação do reporte do departamento norte-americano. Além disso, os agentes aproveitam o momento também para realizar lucros depois das expressivas altas de ontem, que superaram os 20 pontos.

Mesmo assim, as commodities agrícolas ainda não estão completamente descoladas do cenário macroeconômico. Como explicou o analista de mercado Steve Cachia, da Cerealpar, "a direção da soja segue indefinida, apesar da tentativa de recuperaçao. O mercado começa a criar expectativa em torno da possibilidade de um relatório do USDA de novembro positivo para a direçao dos preços na proxima semana".

Milho - O ritmo do mercado do milho também está calmo nesta sexta-feira. Os investidores, segundo informações da Safra & Mercado, estão pouco dispostos a assumir riscos frente a vulnerabilidade do futuro da economia mundial.

Além do cenário externo, os fundamentos da demanda também atuam e a maior procura do grão para a produção de etanol deve dar uma certa sustentação às cotações.

O mercado do milho também já está na expectativa para o boletim que o USDA divulga na próxima quarta-feira, dia 9. Às 13h18 (horário de Brasília), os principais vencimentos da commodity operavam com recuos de pouco mais de 3 pontos.

Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes