O mercado da soja fechou os negócios em Chicago nesta quinta-feira (16) com boas altas. Os primeiros vencimentos subiram mais de 14 pontos, com o julho/13 encerrando o dia US$ 14,29 por bushel. Os preços se recuperam depois das perdas registradas no pregão anterior.
A firmeza do mercado físico norte-americano em função da baixa oferta de soja disponível foi o principal fator de alta para as cotações. A demanda pelo produto dos EUA segue muito aquecida e o volume para a exportação é praticamente nulo neste momento. Com isso, os prêmios nos portos locais estão historicamente altos, com esmagadores norte-americanos e importadores brigando pela soja.
"É uma escassez muito precoce nos EUA. Geralmente, vimos essa falta em meados de agosto e ainda estamos em maio", diz o analista de mercado Carlos Cogo, da Cogo Consultoria Agroeconômica, sobre essa falta de produto nos EUA. Para Cogo, esse avanço dos contratos mais curtos e o bom momento dos preços no mercado físico dos EUA acaba dando sustentação até mesmo para os vencimentos de mais longo prazo, porém, estes sobem com menos vigor. Clique no link abaixo e confira a entrevista de Carlos Cogo: