Os futuros dos grãos negociados na Bolsa de Chicago operam com alta volatilidade na sessão diurna desta quarta-feira.
O mercado da soja está prestes a abandonar sua condição comprada,entretanto, já está precificado diante do temor com o ajuste econômico na China. Sendo assim, com os compradores voltando à ativa, os preços podem novamente encontrar sustentação. Paralelamente, o cenário é de oferta restrita e demanda forte e aquecida. Com isso, as liquidações podem ser tidas como oportunidades de compra.
No caso do milho, o estímulo vem dos consumidores finais que estão comprando grandes volumes do cereal. De acordo com alguns traders, o mercado se recuperou durante o pregão eletrônico e as exportações voltam a acontecer por conta dos preços mais baixos. Porém, um possível recuo da demanda chinesa pode segurar levemente o avanço.
Segundo o analista de mercado Ricardo Lorenzet, da XP Agro, o movimento dos futuros da soja de hoje está atrelado a esta correção de vendas. Além disso, os preços ainda recebem a influência positiva dos mercados vizinhos - o milho e o trigo.
No entanto, diz ainda que o suporte macro vem do cenário fundamental que combina estoques ajustados nos Estados Unidos, a incerteza sobre a oferta sul-americana e mais a demanda aquecida.
Fonte: Centro Grãos