Jesus

APOIO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA, MILHO, SORGO E TODOS OS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

Obrigado Senhor por guiar minha vida na direção dos caminhos que preparaste para mim.



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Conab vê menor pressão dos alimentos sobre a inflação nos próximos meses

O diretor de Política Agrícola e Informação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, prevê nos próximos meses pressão menor dos alimentos sobre os índices inflacionários, a exemplo do que mostrou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho. Porto observa que a geada que ocorreu no Paraná não atingiu regiões produtoras de hortifrutigranjeiros. "Não houve mudança em termos de preços nas centrais de abastecimento, o que dá para inferir que não há tendência de reversão da tendência de queda", diz ele.

Chuvas continuam mal distribuídeas nas lavouras americanas e ainda há risco d estiagens regionalizadas

Verão americano, diferente do brasileiro, é marcado por poucas chuvas, principalmente no Meio-Oeste. Nos últimos dias as chuvas foram irregulares e mal distribuídas, mas conseguiram manter uma boa condição do solo para a evolução das lavouras de milho e soja. O Estado de Iowa é o maior produtor da oleaginosa no país e o que mais sofre com a falta de precipitação nos últimos 30 dias. Como 60% dos produtores fizeram o plantio em junho, quando deveria ser feito em abril, ainda há preocupação com desenvolvimento das plantas. 

O início de agosto se mostra muito parecido com a condição de clima observada em julho. Na semana passada se manteve a condição de chuvas irregulares e mal distribuídas sobre o Meio-oeste americano. “Voltou a chover em Missouri e também em Illinois, Indianna e Ohio. Já os estados de 
Iowa, Wisconsin e Minnesota continuam apresentando desvios negativos de chuvas no último mês”, afirma o climatologista da Somar, Paulo Etchichury. 

Os efeitos dessa seca regional são amenizados pela redução do calor e também pela boa reserva hídrica no solo. Como as chuvas ficaram acima da média na Primavera, o que atrapalhou o plantio, qualquer chuva que aconteça durante o Verão ajuda arecuperar a umidade da terra. Além disso, o Departamento de Agricultura Americano – USDA – divulgou que 64% das lavouras de milho e de soja estão em condições excelentes. 

A previsão para esta semana mantém uma condição de chuvas ainda irregulares. Os maiores volumes acumulados são previstos para as áreas produtoras ao sul, incluindo os estados de Missouri, Illinois, Kentucky e Tennessee. Mais uma vez Iowa passará por uma semana de poucas precipitações. 

Para o restante de agosto, as condições quase não mudam. As chuvas permanecem isoladas e ainda acontecem ondas de calor, não tão intensas, típicas do verão americano. Ou seja, em algumas regiões a chuva deve oscilar em torno da média, enquanto outras áreas ainda convivem com o risco de estiagens regionalizadas, principalmente as lavouras localizadas mais ao norte e oeste.