Jesus

APOIO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA, MILHO, SORGO E TODOS OS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

Obrigado Senhor por guiar minha vida na direção dos caminhos que preparaste para mim.



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Soja: Mercado amplia perdas à espera de novos dados do USDA

Nesta segunda-feira (5), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago ampliaram suas perdas e registram expressivo recuos de dois dígitos. Por volta das 16h40 (horário de Brasília), os principais vencimentos operavam com perdas de mais de 15 pontos.

De acordo com analistas, na sessão de hoje o mercado sente a pressão dos fundos de investimentos liquidando parte de suas posições à espera da consolidação de algumas informações. Na próxima quinta-feira, 8 de novembro, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga seu novo relatório de oferta e demanda e o mercado já passa a operar na defensiva em busca de um melhor posicionamento.

Neste boletim, o departamento irá atualizar seus dados sobre a produtividade e a produção de soja norte-americana e a expectativa é de que venham maiores do que as reportadas no anterior. Diante disso, a realização de lucros é estimulada, ampliando as perdas da oleaginosa.

"Tudo indica que o relatório pode corrigir os números da soja para cima nos EUA, em cerca de 1 ou 2 milhões de toneladas na produção, mesmo assim ainda fica abaixo do que poderia ser colhido. No milho já se comenta uma melhora na produtividade, o que significa que as perdas foram grandes, mas não tão grandes como era esperado e o mercado vem absorvendo isso", disse Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting.

O departamento norte-americano deverá revisar também seus números para a próxima safra chinesa de grãos, e a projeção é de que seja menor do que a esperada. De acordo com o consultor, o USDA trará uma produção de soja menor do que os dados anteriores e, ao mesmo tempo, um aumento das importações por parte da nação asiática.

Paralelamente, a véspera das eleições presidenciais nos Estados Unidos influencia o mercado financeiro, o que também deixa os investidores mais avessos ao risco, migrando para ativos mais seguros e contribuindo para a pressão negativa nas cotações.

Uma melhora registrada no clima em regiões produtoras de soja do Brasil também reforçam o tom negativo aos negócios nesta segunda-feira. No último final de semana, foram registradas algumas chuvas nos estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Bahia, o que permite um melhor desenvolvimento dos trabalhos de campo nestes estados. "Isso deixa o mercado um pouco mais tranquilo no que se refere à oferta de soja no médio e longo prazos", explicou Brandalizze.


Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes