O mercado passa por um momento de falta de novidades que possam definir melhores direção dos preços, apesar dos fundamentos ainda positivos. O atual quadro de escassez de produto nos Estados Unidos é conhecido, no entanto, para novas e expressivas altas, as cotações precisariam de um outro estímulo.
De outro lado, as notícias sobre a safra norte-americana 2014/15 ganham cada vez mais força e espaço no mercado internacional de grãos. Nesta segunda-feira (28), o USDA trouxe seu novo relatório de acompanhamento de safras com os primeiros números para o plantio de soja no país.
O reporte indicou o plantio já concluído em 3% da área até o último domingo (27). O número ficou acima do registrado para esse mesmo período do ano passado - de 2% - porém, abaixo da média dos últimos cinco anos, que é de 6%.
O estado mais adiantado é Louisiana, que já semeou 55% da área prevista, e está acima da média de 36% para o período. Em Illinois, o número está em 2% e em Iowa ainda não há registro. Esses são os dois principais estados produtores da oleaginosa nos EUA.
A previsão para os próximos dias, no entanto, é de que o clima permaneça frio e úmido, o que deve atrasar o plantio dos grãos no Meio-Oeste americano. Ainda de acordo com o USDA, cerca de 19% da área de milho foi plantada até o último domingo (27), enquanto a expectativa do mercado para esse número era de cerca de 30% para esse período.
SOJA +1,6
MILHO +5,0