Jesus

APOIO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA, MILHO, SORGO E TODOS OS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

Obrigado Senhor por guiar minha vida na direção dos caminhos que preparaste para mim.



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Financeiro dá trégua e soja ganha mais de dois dígitos em Chicago

Os futuros da soja operam com ganhos de até dois dígitos na primeira hora do pregão regular desta terça-feira em Chicago. Às 14h29 (horário de Brasília) a oleaginosa subia mais de 10 pontos no vencimento janeiro 2012, negociada a US$11,31. O milho ganhava 5 pontos em seus principais contratos e o trigo mostrava fôlego com ganhos superiores aos 14 pontos nos papéis negociados para março de 2012 na CBOT.

O sentimento positivo em relação à crise na economia europeia traz tranquilidade aos investidores que voltam as compras hoje frente a um mercado muito vendido. A notícia de que a Itália realizou leilão de títulos com venda de quase 8 bilhões de euros em bônus também animou o mercado financeiro, puxando para cima as principais bolsas de valores mundiais.

Os investidores operam ainda nesta terça-feira sob expectativa da reunião do Eurogrupo marcada para hoje entre ministros de finanças do bloco europeu. Os traders esperam que do encontro saiam medidas de controle para a crise financeira.

Para o milho, apesar do cenário também positivo, as altas são limitadas pela fraca demanda. Segundo analistas, as recentes perdas não foram suficientes para atrair compradores para o grão estadunidense que ainda sofre com a competitividade do cereal dos países da região do Mar Negro. Já o trigo, se apoia no cenário macroeconômico favorável e realiza as perdas das últimas sessões

A leve desvalorização do dólar completa, mesmo que timidamente, o tom altista do dia para as commodities agrícolas.

Fonte: Notícias Agrícolas // Ana Paula Pereira

USDA estima safra brasileira de soja 11/12 4,1% menor que safra passada

De acordo com o levantamento divulgado pelo USDA, estima-se que a produção brasileira de soja será de 72,2 milhões de toneladas na safra 11/12, sendo 4,1% menor que o volume produzido na safra 10/11. Mesmo com essa diminuição, o total importado permanecerá o mesmo. Já o consumo brasileiro do grão passará dos 40,45 para 40,65 milhões de toneladas para a próxima safra.

Entretanto, as estimativas para o volume exportado deverá diminuir 2,8% com relação à safra passada, quando 33,8 milhões de toneladas foram exportadas. Assim, os estoques finais apontam para 2,69 milhões de toneladas, ou seja, 30,3% menores que os 3,86 milhões de toneladas da safra 2010/11.

Exportações

De acordo com o relatório da Secex, o volume exportado pelo Estado de Mato Grosso nos primeiros 10 meses do ano foi de 8,2 milhões de toneladas, sendo 20,6% menor que o volume exportado no mesmo período de 2009, classificado como o segundo menor dentre os últimos 4 anos, sobressaindo apenas ao volume exportado em 2008, que foi de 8,04 milhões de toneladas. Os fatores desse cenário podem ser a colheita tardia e a diminuição de compra em 14,5% por parte da China, principal cliente do grão em Mato Grosso. Nos dois últimos meses do ano está se exportando cada vez menos, desde 2008, e, seguindo essa tendência, e também avaliando o estoque de soja da safra 10/11 que possui 98,8% comprometidos, neste ano poderemos ver o menor volume exportado da séria analisada.

Fonte: Imea