Segunda-feira de fortes altas para os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago. A oleaginosa deu continuidade ao movimento de alta que começou na última sexta-feira (23) e opera com altas de dois dígitos na sessão regular de hoje. Por volta das 14h (horário de Brasília), o mercado subia mais de 20 pontos nos principais vencimentos.
O mercado continua encontrando na oferta apertada e na demanda aquecida pela soja, principalmente dos Estados Unidos. Hoje, a estatal chinesa Cofco informou que as importações de soja do país podem somar mais de 58 milhões de toneladas na temporada 2011/12, confirmando esse bom momento da oleaginosa.
Paralelo aos fundamentos, a busca por um melhor posicionamento por parte dos investidores também ajuda o mercado antes do relatório que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga no dia 30. Os traders aguardam os números sobre a área de plantio para a safra 2012/13.
As expectativas iniciais eram de que o milho registrasse um bom aumento de sua área, atingindo a maior desde 1944. No entanto, as recentes e expressivas altas da soja poderiam reverter esse sentimento.
Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes