Jesus

APOIO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA, MILHO, SORGO E TODOS OS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

Obrigado Senhor por guiar minha vida na direção dos caminhos que preparaste para mim.



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O mercado aguarda o relatório do USDA 30/09/2013

O mercado, nessa semana, tem se comportado de forma técnica à espera de definições sobre a colheita 2013/14 dos Estados Unidos. Assim, vem alternando, segundo explicaram analistas, sessões de alta e de baixa, tentando definir um direcionamento para os preços. 
No entanto, essa definição só deverá começar a ser vista depois da divulgação de novos números que são esperado pelo mercado nos próximos dias. Na segunda-feira (30), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga seu novo relatório trimestral de estoques e, no dia 11 de outubro, o novo reporte de oferta e demanda do país. 
"Toda a atenção dos players do mercado se volta para esse relatório, onde o USDA terá números mais concreto sobre o peso dos grãos e números de vagens na soja, tendo mais realidade sobre a safra americana. Esse relatório de outubro deverá ser o grande direcionador dos preços no curto e médio prazo", disse o analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest. 

‘Soja’ sofre ataque da helicoverpa no Mato Grosso


Os produtores rurais de Campo Novo do Parecis (396 quilômetros ao noroeste de Cuiabá) já iniciaram o plantio da soja e as primeiras lavouras cultivadas já foram atacadas pela lagarta helicoverpa. A situação preocupa os agricultores da região, que estavam preparados para controlar a praga, mas não imaginavam que o ataque seria tão intenso e precoce. 

Segundo o gerente do Sindicato Rural do município, Antônio de La Bandeira, os produtores estão utilizando os produtos disponíveis no mercado para tentar controlar a lagarta. Com as recentes chuvas, as ervas daninhas germinaram e serviram como planta hospedeira à praga. 

“O produtor terá de passar o inseticida antes do plantio, além do herbicida para tentar matar a lagarta antes da germinação da soja. Ainda é cedo para falar em replantio e fazer uma avaliação, mas os produtores devem realizar o monitoramento da área”, orienta o gerente. 



Frente a esse cenário, a expectativa é que haja um aumento nos custos de produção além de uma estimada perda de produtividade nas lavouras. A expectativa é que sejam colhidas, em média, 56 sacas de soja por hectare ou 3.300 quilos por hectare. 

Paralelo a esse cenário, os preços da saca da soja permanecem mais altos e giram em torno de R$ 56 no mercado disponível. Entretanto, a perspectiva dos produtores é que os preços aumentem em função da quebra na safra norte-americana. “Claro que ainda estamos iniciando a safra, produtores estão assustados com o aparecimento da helicoverpa, pois também enfrentamos anualmente a ferrugem asiática. Então os agricultores devem ter atenção a esses problemas”, destaca Bandeira