As bolsas de valores asiáticas fecharam com ganhos sólidos nesta terça-feira (10), mas preocupações sobre a zona do euro antes de importantes leilões de dívida ofuscaram parte do otimismo sobre as perspectivas econômicas em outras regiões, mantendo os investidores cautelosos sobre assumir posições mais arriscadas.
O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,71%, puxado pelo setor de recursos naturais depois que a Alcoa, maior produtora de alumínio dos Estados Unidos, deu uma perspectiva positiva para a demanda mundial.
A Alcoa ajudou a impulsionar as ações da Austrália, que fecharam com valorização de 1,14%, e o índice de Tóquio, que encerrou em alta de 0,38%.
Dados mostraram que as exportações e as importações da China cresceram no menor ritmo em mais de dois anos em dezembro, com redução na demanda estrangeira e doméstica.
E, com os problemas da Europa ofuscando os dados positivos dos Estados Unidos, os profissionais do mercado buscavam sinais de como a crise da zona do euro pode afetar o crescimento na Ásia.
Mesmo assim, as ações chinesas subiram neste pregão por esperanças de uma política monetária mais expansionista. O mercado avançou 0,73% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan ganhou 1,21%, enquanto o índice referencial de Xangai disparou 2,69%, também por causa de uma recuperação técnica.
O índice de Seul subiu 1,46% e Cingapura avançou 1,06%.
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário