De acordo com a Bolsa de Cereias da Argentina, o plantio de soja para a safra 2011/12 deve crescer menos de 1% no país. A área plantada deve ficar praticamente em linha com a que foi cultivada no ano anterior, correspondente a 18,5 milhões de hectares.
A Bolsa espera que produtores cultivem com milho a área antes destinada à soja, enquanto que a oleaginosa deve ser plantada em campos recém abertos no norte do país. Porém, de acordo com especialistas, a área para a soja ainda poderá aumentar, caso os preços do milho se desvalorizem ou caso o cultivo do grão seja prejudicado por condições climáticas adversas.
Atualmente, as condições para o plantio dos grãos são favoráveis, porém muitos produtores seguem temerosos quanto ao desenvolvimento do fenômeno La Niña, que pode provocar períodos de estiagem severos. Entretanto, especialistas acreditam que nesta temporada o fenômeno será mais ameno.
Após os bons volumes de chuva registrados em áreas produtoras do país, o avanço o plantio de milho também evolui no país. Até o momento, 42,8% da área prevista para o grãos foi cultivada, correspondente a 3,5 milhões de hectares.
No caso do trigo, a safra 2011/12 se desenvolve com um nível adequado de umidade e a produção deve totalizar pelo menos 12,6 milhões de toneladas no país.
Fonte: Notícias Agrícolas // Marília Pozzer
Nenhum comentário:
Postar um comentário