As chuvas tornaram a atrapalhar a safra 2010/2011 de grãos em Mato Grosso. O milho segunda safra segue como o mais prejudicado e terá seu plantio estendido para após o dia 8 de março. Mesmo estando com 45,8% de sua área semeada (1,81 milhão de hectares), até 24 de fevereiro, o atraso com relação a safra anterior é considerado de 39,3 pontos percentuais (p.p). Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT), até o dia 25 de fevereiro de 2010 os produtores de milho haviam plantado 85,1% da área. Em comparação a semana do dia 17 de fevereiro a semeadura do milho safrinha avançou 11,2 p.p.
Conforme o Imea, nas regiões norte e oeste o atraso no plantio do milho, devido às chuvas e ao atraso da colheita da soja, é de 55,8 p.p e 54,5 p.p., respectivamente. Até o momento na região norte foram semeados apenas 39,9% dos 13,6 mil hectares, e na região oeste 33,3% dos 288,1 mil hectares. Já a região nordeste é que está mais avançada nesta safra. Dos seus 73 mil hectares, 61% já foram plantados e o atraso com relação a safra passada do milho é de apenas 15 p.p.
No Estado, o município mais prejudicado pelos atrasos de colheita da soja e plantio do milho, de acordo com diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Ricardo Arioli, é Campo Novo do Parecis. “Nos últimos dias choveu muito no município e isso tem prejudicado os produtores na localidade. Deveremos estender o plantio do milho safrinha para após o dia 8 de março em todo o Estado devido a tais atrasos ocasionados pelo clima”. Até o dia 24 de fevereiro, Campo Novo do Parecis havia semeado apenas 33% dos seus 100 mil hectares de milho.
Soja – A colheita da soja até o dia 24 de fevereiro encontrava-se, segundo o Imea, em 25,5%. Ao todo, foram plantados 6,41 milhões de hectares da oleoginosa no Estado. Apesar do avanço de 7,2% em relação a semana do dia 17 de fevereiro, a colheita do soja segue atrasada em 24,4 p.p, em comparação ao período na safra 2009/2010. Levantamento do Imea aponta que a região mais atrasada na colheita é a médio norte com 34,6 p.p em relação ao ciclo passado.
Na região oeste, onde já há relatos de perdas de produtividade devido às chuvas, o atraso é de 21,8 p.p. “Já estamos registrando perdas devido às chuvas, contudo ainda é difícil precisar de quanto é e será esta perda. Apesar disso, a produtividade da soja na safra 2010/2011 será mais que a do ciclo passado”, salienta Arioli. Mesmo com os problemas climáticos os municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso, na região médio-norte, foram os que mais avançaram na colheita, de uma semana para outra.
Fonte: Folha do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário